Pagode de Viola
O pagode de viola é um dos ritmos que mais encantam quem toca viola caipira, além ter uma personalidade muito forte na sonoridade por conta de seus solos empolgantes, e uma característica rítmica marcante que chamamos de repique, uma passagem que fica sempre entre o final do solo e antes da melodia cantada.
História do Pagode de Viola
O Pagode de Viola é uma vertente do ritmo do catira, inventado por Tião Carreiro em 1959, na cidade paranaense de Maringá juntamente com Lourival dos Santos; como sugere o nome, foi feito para ser executado na viola caipira.
Acompanhado pelo ritmo cipó preto, Tião Carreiro encontrou no violão do maestro Itapuã (o músico, compositor e arranjador Ozório Ferrarezi) o complemento perfeito para aquele ritmo novo. Os dois começaram a ensaiar juntos até que Tião ficou satisfeito com o resultado.
Chegando em São Paulo e encomendou ao amigo e compositor Lourival dos Santos uma letra que se encaixasse na novidade, foi em 1960 que saiu Pagode em Brasília, uma composição divertida para homenagear o nascimento da nova capital.
A sim no nasceu o um dos maiores sucessos da carreira de Tião Carreiro & Pardinho, que até hoje está presente na garganta e na ponta dos dedos de todo o violeiro.
Exemplos de Pagodes de Viola
- Tião Carreiro & Pardinho – Pagode em Brasília
- Goiano e Paranaense – Na Carreira do Ó
- Ronaldo Viola & João Carvalho – Viola Pagodeira
- João Mulato & Douradinho – Violeiro sem Viola
- Mayck & Lyan – No Ponteio da Viola
Conceitos do Pagode de Viola?
O Pagode de viola tem um conceito de cordenação motora diferente, pricipalmente para executar o repique na mão esquerda. Além do ritimo complexo do recortado o pagode tambem tem como caracteristicas em solos a “nota pedal” ou como é chamado tambem de técnica do”moedão” ou “Solo Florido”.
Que é simplesmente segurar a mesma nota na execusão de solo, sempre será feito com o a nota ‘SI” do segundo par e do Quinto par da viola caipira. VEJA O EXEMPLO ABAIXO:
Ritimo do Pagode de Viola
Recortado
O recortado é o ritmo muito abrangente ele está presente em outros estilos, e o muda o nome dependendo da região.
O recortado é encontrado no pagode de viola, na vaneira gaúcha e no batidão sertanejo conhecido como vaneirão, são praticamente o mesmo ritmo, o que muda são características nos timbres e na sonoridade de cada um.
Cipó Preto
O Cipó-Preto na verdade é o ritmo de complemento do pagode, é um ritmo que trabalha nos contratempos do recortado assim dando característica ao que chamamos de pagode de viola. A viola trabalha no recortado e violão
trabalha no cipó-preto.
A principal característica do cipó-preto que ele é um ritmo que só será executado no acompanhamento da viola no recortado no pagode.
Deixe um comentário