Muitas pessoas tem o sonho de tocar viola caipira, mas acabam sendo impedidas de realizar esse sonho.
Por achar que não são capazes, muitas pessoas nem se quer tentam iniciar uma jornada de aprendizado na viola caipira, por achar que é difícil. Eu garanto para você, que tocar viola não é bicho de 7 cabeças, e melhor a viola caipira é bem mais fácil que o violão.
Confira no artigo abaixo o passo a passo de como tocar viola caipira.
Estrura da viola caipira
A viola caipira é instrumento fantástico e com sonoridade única, essa carecterísca é por conta do seu corpo ser um pouco menor que o do violão, e tambem por ter 10 cordas. “Nossa 10 cordas, nunca vou conseguir tocar esse trêm”, aposto que esse pensamento já veio em sua mente, mas calma! não é o que você está imaginado.
A viola tem 10 cordas, mas você não toca cada uma das delas separadamente, você toca o par então indo por essa lógica é como se o instrumento tivesse 5 cordas. Cada par você vai afinar com a mesma nota. veja no exemplo abaixo.
A uma das carecteristicas da viola caipira, é ter afinação que chamamos de “Aberta”, e dentro dessa afinação nós já encontramos um acorde pronto.
Nesse caso teremos acorde de “Mi Maior” já pronto, tocando apenas as cordas soltas, você já escuta um som agradável na viola. Assim facilitando para que você possa tirar suas primeiras músicas de forma mais fácil.
Sabendo disso confira agora as dicas e o passo a passo de como tocar viola:
1º Passo: Tenha uma viola caipira de qualidade.
A primeira dica ela é muito óbvia, para você tocar viola você precisa ter uma.
No mercado das violas, existem várias marcas e modelos com vários tipos de preços, para você que está iniciando o recomendado é que você compre uma viola com valor médio de R$ 300 a R$ 1,000, de preferencia uma viola eletrica, que já venha com captador e afinador já embutidos, instrumentos nessa faixa de preço são exelentes para quem está iniciando por serem mais baratos, pois você está em fase de aprendizado.
Claro nada impede você de comprar uma viola mais profissional, pricipalmente as violas feita por um “Luthier”.
Mas os instrumentos feitos por esse profissionais, são consideradas caros por serem feitos sem linha de produção de grandes fábricas, esse tipo de viola é feita artesanalmente e com extrema qualidade, tanto em material e na sonoridade, existe tambem violas profissionais presentes em grandes linhas motagem, umas delas é a Rozini Tião Carreiro rv181atn uma exelente viola feita em homenagem ao saudoso rei do pagode. Veja algumas violas indicadas para você que é iniciante.
- Giannini Acústico VS14 Natural
- Giannini VS14 EQ Elétrica Natural Fosco
- Rozini RV151 Caipira Acustica Natural Fosca
- Strinberg VS25E BS Eletroacustica
- Rozini Rv155 AT.N.I Elétrica Ativa Afinador
- Viola Caipira Acústica Vogga vvl401 nt
- Rozini tiao carreiro std eletrica rv181atn
- Rozini RV216 Morena Cinturada Eletroacustica Louro Preto
2º Passo: Começe com músicas fáceis.
Quando você começa a tocar um instrumento músical, é inevitável a vontade de sair tocando sua música favorita, mas nem sempre essa música que você gosta é fácil de tocar para quem é iniciante.
Minha recomendação é que você comece com músicas com no máximo 3 acordes, acima disso fica mais dificil a transição de acordes, e a memorização das sequencias de acordes da música.
Veja abaixo a lista de 6 músicas recomendadas para iniciantes:
- João de Barro – Tonico & Tinoco
- Menino da Porteira – Sérgio Reis
- Chico Mineiro – Tonico & Tinoco
- A Vaca Foi Pro Brejo -Tião Carreiro & Pardinho
- Chalana – Almir Sater
- Moreninha Linda – Tonico & Tinoco
3º Passo: Estude os ritmos da viola caipira.
Umas das principais características da música raíz, é as variedades de ritmos no total são 12. Isso acontece por que a música sertaneja sempre pegou emprestado ritmos de outros estilos de músicais, principalmente dos nossos países vizinhos, mas não com a intensão de copiar mas sim de renovar, um exemplo disso é Millionário & José Rico que trouxe para música raíz a rancheira mexicana.
Conheça quais são os ritmos das músicas raíz:
1 – Ranchera:
A ranchera é um gênero musical popular e folclórico do México. Ainda que intimamente associada aos mariachi, que evoluíram em Jalisco no período pós-revolução mexicana, as rancheras também são executadas na música raíz por artistas como Milionário & José Rico, Gilberto & Gilmar, Tião Carreiro & Pardinho.
2 – Guarânia:
Guarânia é um estilo musical de origem paraguaia, em andamento lento, geralmente em tom menor. Foi criada em Assunção pelo músico José Asunción Flores, em 1925.
3 – Toada:
A Toada é um ritimo de andamento lento e compassado, de músicas como “Chico Mineiro” e “Tristeza do Jeca”.
4 – Cururu:
O Cururu é o repente, um combate poético, um desafio em trovas ao som de violas caipiras. Nasceu como canto religioso, marcado pela batida de pé. São ritimos de músicas como “Menino da Porteira”.
5 – Cateretê:
Conhecida tambem como “Balanço” o cateretê é um ritimo lento, de modas como “Porta do Mundo” e “Oi Paixão”.
6 – Arrasta-Pé:
O Arrasta-Pé é um ritimo dançante muito presente nas jestas juninas.
7 – Rasqueado
Ritimo Paraguio presente em músicas como: “60 Dias Apaixonado” e “Saudade da Minha Terra”.
8 – Polca Paraguaia
A polca paraguaia e suas principais derivações, guarânia e chamamé, são gêneros musicais que representam importantes aspectos da identidade cultural não apenas do próprio Paraguai, mas também das regiões norte da Argentina e centro-sul do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul. Exemplo de polca: “Galopeira”.
9 – Recortado
O recortado é o ritmo muito abrangente ele está presente em outros estilos, e o muda o nome dependendo da região. O recortado é encontrado no pagode de viola, na vaneira gaúcha e no batidão sertanejo conhecido como vaneirão. São praticamente o mesmo ritmo, o que muda são características nos timbres e na sonoridade de cada um.
10 – Cipó-Preto
O Cipó-Preto na verdade é o ritmo de complemento do pagode de viola, é um ritmo que trabalha nos contratempos do recortado assim dando característica ao que chamamos de pagode de viola. A viola trabalha no recortado e violão trabalha no cipó-preto.
A principal característica do cipó-preto que ele é um ritmo que só será executado no acompanhamento da viola no recortado no pagode de viola.
11 – Moda de Viola
A Moda de Viola, não especificamente o um ritimo como os outros citado, mas sim um estilo onde a viola e as vozes duetam juntas a melodia, sem harmonia (Acordes).
Quer conhecer mais sobre os ritimos da viola caipira? Baixe GRÁTIS agora o ebook “Viola Para Iniciantes”, nele você vai encontrar passo a passo de como tocar todos os ritimos da viola caipira.
4º Passo: Estude no minimo 30 minutos por dia.
Essa é mais um dica óbvia, porem não tem para onde correr, você precisa praticar pelo meos 30 minutos por dia, a internet hoje tem muito conteúdo, você vai encontrar muitas video-aulas pelo youtube, artigos de blog como esse, influenciadores nas redes sociais.
Atrávez desse meios você sempre vai ter conteúdo pra agregar ao seu conhecimento, porém cuidado com o exesso de informação. Aqui vai algumas dicas:
- Reserve de 30 minutos a 1 hora do seu dia para estudar.
- Não consuma conteúdo em execesso.
- Aprenda uma coisa por vez. Ex: Reserve sua semana para somente o estudo de um ritimo especifico, até você dominar bem aquele ritimo, para depois pular para o próximo.
- Converse com pessoas que já tocam, elas podem te auxiliar no prendizado.
5º Passo: Escute música.
É muito importante que você ouça mais modão, escutar mais músicas vai te ajudar a treinar seu ouvido, tanto para indentificar os ritimos, e os acordes que estão sendo usados nas canções.
Treinando o seu ouvido dessa forma, você conseguir tirar músicas de ouvido, porem não é uma habilidade que você conquista rápido vai levar algum tempo, mas é muito importante que você escute músicas e tente indentificar quais são os ritimos e o acordes que a mesma possui.
6º Passo: Faça um curso de viola online
Caso você queira acelerar o seu processo de aprendizagem na viola caipira, recomendo que você busque um tutor, alguém para te auxiliar no seus estudos.
Umas da maneiras mais fáceis de aprender viola caipira hoje, é atrávez de um curso online, se você é um daqueles que não confia ou tem medo de arriscar, saiba que muitos cursos hoje oferecem 100% segurança, por de meio de plataformas como a Hotmart, com um acesso vitálicio ao curso, onde você pode estudar a hora que você quiser e quando quiser.
A grande maioria oferece tambem suporte via Whatsapp, é o caso do curso Viola Sem Fronteiras do Wilson Teixeira, além de ser um curso completo com mais de 1500 alunos, ele oferece suporte via whatsapp exclussivo, onde o alunos podem tirar dúvidas a hora que quiserem com o próprio profesor.
Por que um curso online de viola caipira, acelera o processo de apredizagem?
Muito simples, um curso de viola tem uma didatica já montada, com um passo a passo pensando na sua evolução, aprender tocar viola sozinho é como procurar um endreço sem um mapa, você vai ter mais dificuldades de chegar ao seu destino, um curso de viola ele vai funcionar como um GPS você só precisa seguir as direção que o professor vai te conduzir.
Conclusão
A Viola não é instrumento de dificil para quem é iniciante, ela acaba sendo até mesmo mais fácil que violão em muitos aspectos.
Eai? vai começar tocar viola quando ? recomendo que você comece hoje mesmo, você não vai se arrepender tenho certeza disso. Deixe no campo de comentários de post qual é sua maior difilculdade na viola.
Deixe um comentário